Matéria de: www.psicologoeterapia.com.br
O conceito de autoestima está intimamente ligado com o valor que damos a nós mesmos. Está no próprio nome: é o quanto nos estimamos. Por estar relacionada com fatores físicos e psicológicos, pode ser afetada por diversas situações e precisamos estar atentos às características e sintomas da baixa autoestima.
Quando não tratada, pode levar a problemas no trabalho, na relação com parceiros e amigos e, principalmente, na sua relação consigo mesmo, fazendo com que você tenha uma sensação de desequilíbrio e falta de controle.
Pensando na importância desse tema, decidimos escrever este post com dicas para cuidar da aparência e melhorar a autoestima e a importância de um psicólogo nesse processo. Vamos lá?
Quando damos pouco valor a nós mesmos, estamos começando a criar sintomas de baixa autoestima. Alguns gatilhos para essa sensação de pouco valor são:
Se você estiver vivenciando alguma dessas emoções, pode estar sofrendo com baixa autoestima.
Os sintomas da baixa autoestima comumente vem acompanhados de algumas característica, como:
Além disso, podem estar acompanhados de depressão, ansiedade, necessidade de agradar a todos e nunca errar, além de sempre necessitar de reconhecimento para se sentir bem consigo mesmo.
Se você acredita que está se sentindo dessa maneira e sofrendo de baixa autoestima, procurar um psicólogo é uma boa maneira de começar a colocar sua vida de volta nos trilhos.
A baixa autoestima está muito relacionada com a falta de conhecimento sobre si mesmo e com uma autoimagem distorcida de seus valores. As causas podem estar escondidas em seu passado ou presente, e a terapia irá te ajudar a perceber quando você começou a se enxergar dessa forma e como melhorar daqui para frente. Mas, enquanto você marca sua consulta e aguarda ser atendido, separamos algumas dicas para cuidar da aparência e melhorar a autoestima. Vamos conferir?
1. Pense em suas qualidades: faça uma lista com todas as suas qualidades, tudo de bom que você consegue enxergar em si mesmo e que os seus amigos e familiares falam de você. Deixe essa lista sempre à vista, assim você irá se lembrar constantemente do seu valor.
2. Cuide de sua higiene pessoal: você não deve descuidar de si mesmo, pois isso colabora para um sentimento de baixa autoestima. Por isso, cuide de sua higiene pessoal, utilize cremes para relaxamento.
3. Arrume seu guarda-roupa: faça uma limpa em seu guarda-roupa e aproveite para experimentar peças e encontrar aquela que melhor fica em você. Você se sentirá mais bonito e alegre.
4. Vá ao salão de beleza ou barbearia: tente um novo corte de cabelo, faça a barba ou então mude a cor das madeixas. Se isso for muito ousado, apenas vá ao salão cuidar de si mesmo. Isso dará uma sensação de prazer e elevará sua autoestima.
5. Faça boas refeições e pratique atividade física: cuide de sua alimentação, boas refeições também auxiliam na autoestima, pois a saúde vem em primeiro lugar na hora de sentir-se bem consigo mesmo. Além disso, praticar exercícios é uma maneira de jogar fora os sentimentos negativos e extravasar sua energia.
Rua Dr. José Gonçalves, 1730, L. Nova
3234-4446Avenida Abel Cabral, 1397, Nova Parnamirim.
2040-0175